Tecnologia no Controle de Qualidade para equipamentos de radiodiagnóstico

A PROTERAD fornece um completo serviço para centros radiológicos, hospitais, clínicas odontológicas, clinicas veterinárias, entre outros, pois é especializada em emitir “Laudos Radiométricos” para posterior solicitação de Alvarás de Funcionamento. Faz acompanhamento periódico dos parâmetros exigidos pela Secretaria de Vigilância Sanitária e CNEN. Fornece todas as informações necessárias para uma correta manutenção dos equipamentos pelos técnicos que atendam à instituição.

Utilizando equipamentos modernos e adequados, os profissionais da PROTERAD analisam as salas de Raio X e os Equipamentos Radiológicos. As informações levantadas são emitidas em “Laudos Radiométricos” que avaliam a correta utilização das instalações e equipamentos instalados. Caso nossos técnicos identifiquem eventuais irregularidades perante a legislação, fornecemos todas as orientações para solucioná-las, seja indicando que se faça manutenção dos equipamentos, utilização de biombos, aventais, posicionamento correto de equipamentos e pessoas nos ambientes e outras informações úteis.

Para isso contamos com uma equipe técnica de físicos altamente qualificados e certificados em Radiodiagnóstico, com o objetivo de analisar os mais diversos equipamentos e ambientes de trabalho.


Levantamento Radiométrico (LR)
Objetiva a avaliação das blindagens existentes nas salas de raios X e a verificação dos níveis de dose a que estão expostos os trabalhadores e o público em geral. No Levantamento Radiometrico (LR) é realizado um croqui da sala de raio x de forma detalhada, no qual são relacionadas paredes, portas, janelas, biombos etc. No croqui também serão representandos e identificandos o feixe principal. Todas as medições são realizadas com equipamentos de última geração e com as calibrações atualizadas. Serão realizadas as medidas nas vizinhanças da sala de exames, que são comparadas com os níveis de referência estabelecidos. Todas as paredes, teto, piso, portas, janelas, biombos e visores instalados nas salas serão monitorados.


Programa de Garantia de Qualidade (PGQ)

O PGQ tem por objetivo principal a obtenção de imagens de boa qualidade que permitam o diagnóstico correto. O grande aumento no custo operacional de clinicas de radiografia está ligado diretamentamente a repetições constantes da radiografia, ora por imagens de má qualidade, ora por posições mal feitas pelos técnicos.
Dentro destes parâmetros é que a PROTERAD se diferencia, desenvolvendo laudos minuciosos e objetivos. Sendo assim uma empresa reconhecida pelo mercado nacional como eficiente na redução dos custos operacionais de centros radiológicos por todo o pais.


Radiação de Fuga (RF)
É um complemento do teste de levantamento radiométrico e permite verificar se os níveis de fuga da cúpula de raios X estão de acordo com as restrições estabelecidas pela legislação.
Este teste é de grande importância para nossa análise, pois uma fuga de radiação pode ocasionar vários tipos de transtornos a nível operacional e de saúde.


Plano de Radioproteção (PR)
Documento descritivo que tem como objetivo a implementação correta de medidas necessárias para prevenir acidentes e doenças por exposições inadequadas que possam colocar em risco a saúde de pacientes, trabalhadores e do público em geral.
Os responsáveis técnicos por esta área possuem formação em Física Nuclear e especialidades em Proteção Radiológica, Radiodiagnóstico e Projeto de Blindagens.

   
         
         
 
 
Programa de Garantia de Qualidade Levantamento Radiométrico Radiação de Fuga Plano de Radioproteção Home Empresa PROTERAD HVL Legislação Sinalização Links Contato Home